acoes promocionais para meu evento

Ações promocionais de sucesso para vender meu evento

Para encantar cada vez mais os clientes e atrair novos, as ações promocionais em seu evento são fundamentais. Elas devem ser bem planejadas e criativas, pois só assim você conseguirá conquistar o público, que está cada dia mais informado e exigente.

Por que é importante fazer ações promocionais?   

A importância de realizar boas ações promocionais vale para empresas de qualquer segmento.

São através dessas estratégias que as empresas podem colocar em prática o marketing promocional, aumentar o fluxo de clientes, divulgar sua marca e também manter fiéis os clientes já existentes.

Boas ações promocionais resultam no aumento de vendas, trazem mais visibilidade, além de permitir que o lucro também cresça.

Diferente do que muitos pensam, criar ações promocionais não é tão fácil quanto parece, pois para que uma ação promocional dê certo, é necessário muito planejamento e boas estratégias.

É importante lembrar que a criação de uma ação promocional deve, de  fato, favorecer o público sem gerar prejuízos para empresas.

Por isso é necessário ter em mente alguns critérios na hora de pensar e organizar uma ação promocional para que os resultados sejam positivos.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para você ter ainda mais sucesso nas suas ações promocionais!

Defina o objetivo da ação promocional

O planejamento é a primeira etapa para criar uma ação promocional.

E nesse momento é fundamental definir qual o objetivo que a ação pretende atingir.

Somente após essa definição é que você poderá traçar metas e saber de que forma utilizar o marketing, as redes sociais e todo o investimento destinado para a campanha.

O objetivo precisa ser definido para que então as estratégias sejam pensadas de acordo com o que se pretende alcançar.

Alguns dos objetivos ao realizar uma ação promocional buscam o aumento das vendas, aumento do alcance de uma publicação, engajamento com o público, fidelização dos clientes, promover a marca, entre outros.

O importante é saber qual deles sua ação pretende atingir.

Com o objetivo em mente você precisa mensurar os resultados, não adianta simplesmente investir.

Para isso separamos um ebook completo para você conseguir mensurar seus resultados.

Principais ações promocionais para eventos

Agora que você já tem um objetivo em mente, sabe mensurar os resultados e a importância do marketing vamos analisar algumas estratégias.

1. Sorteios

Primeiramente o clássico que não pode faltar né?

Sorteios são uma bela maneira de você criar engajamento nas redes sociais utilizando pouco investimento.

Entretanto pode não ser uma boa maneira de conversão em vendas, mas com certeza você vai ganhar visibilidade.

Ao mesmo tempo, você ganha força com seus patrocinadores por estar divulgando a marca, produto ou serviço dele.

Para criar um sorteio, você precisa de um produto ou serviço, pode ser um ingresso de cortesia ou a melhor opção um patrocinador para agregar.

Prepare uma arte chamativa, bonita e crie regras para o seu público cumprir, não se esqueça do seu patrocinador.

Por exemplo:

  • Curta e compartilhe esse post em modo público.
  • Curta a @eventouaaps
  • Curta o @thiagocalistro
  • Comente 3 amigos – Não pode ser famoso, perfil fake ou repetido.
  • Quanto mais você comentar mais chances de ganhar

Por último, deixe muito transparente na hora do sorteio de preferencia faça em formato de live ou vídeo.

2. Lotes promocionais

Assim como os sorteios, lotes promocionais são os queridinhos dos produtores.

Os lotes promocionais são um ótimo impulsionador de vendas do seu evento, com ele você consegue fazer o inicio das vendas pegarem fogo e ao mesmo tempo gerar expectativa e engajamento.

Entretanto criar um lote promocional não é tão simples como parece, precisa de uma serie de fatores para ele realmente dar resultado.

Antes de mais nada você precisa gerar expectativa para seu evento pois só assim seu cliente irá comprar seu ingresso, e isso não é uma tarefa simples.

Faça um planejamento e coloque seu plano em ação, utilize gatilhos mentais, reserve um horário para o lote promocional ir ao ar ou até acabar a quantidade.

Faça seu cliente enxergar que isso será um beneficio para ele e crie um senso de urgência e exclusividade.

3. Influenciadores e promoters

À primeira vista você deve estar se perguntando como um influenciador e promoters são uma estratégia de marketing ou ação promocional, certo?

Contudo, como o próprio nome já fala, eles são excelentes influenciadores para você utilizar em seus eventos.

Além disso você pode conectar eles com as duas ações que já passamos ali em cima, não seria interessante?

Entretanto como nos outros nem tudo são flores, você precisa analisar se o influenciador faz parte do seu publico-alvo.

Não adianta você pegar um influenciador universitário se o seu segmento é corporativo, tenha isso muito bem definido.

Análise se os seguidores são verdadeiros ou contas fakes, no caso, compra de seguidores.

Deixe muito claro o que o influenciador ou promoter vai ganhar divulgando seu evento, indicamos que você trabalhe por vendas geradas pelo seu link de indicação.

Novamente lembre-se de mensurar todos os resultados, assim você irá descobrir se suas ações estão corretas ou precisam de melhorias.

4. Descontos como ações promocionais

Criar um desconto pode ser uma ótima maneira de alavancar suas vendas.

Primeiramente você precisa criar uma margem para essas ações de desconto em seus ingressos.

A ideia é do desconto é tirar um pouco da sua margem de lucro, mas lembre-se de não diminuir muito o preço.

Entretanto essa ação não deve ser usada a todo momento, use em datas promocionais ou quando você observar que suas vendas estão estagnadas e precisam de uma movimentada.

Use as redes sociais

Uma ação promocional dá certo quando ela engaja e envolve o público.

Entretanto para que isso aconteça você precisa ser visto, precisa divulgar duas promoções e ofertas para o maior numero de pessoas possível.

Lembrando que essas pessoas devem estar dentro do perfil do seu público alvo.

Para auxiliar na divulgação e visibilidade, as redes sociais são excelentes ferramentas. através delas, você pode trabalhar a imagem da sua marca com o público e divulgar suas ações promocionais gratuitamente.

Além de fazer a divulgação das suas promoções, você também pode interagir com os seus clientes, conhecer mais a fundo o seu público alvo, tirar dúvidas e se aproximar cada vez mais dele.

É importante saber quais as redes sociais mais utilizadas pelo seu público, para então investir.

O conteúdo, as postagens, vídeos, promoções e a interação que você oferecer, vai  manter as pessoas engajadas e interessadas.

Seja criativo      

Não adianta ter um planejamento bem definido, saber utilizar as redes sociais se a sua ação promocional não for criativa.

O ideal é sempre pensar em campanhas criativas.

Conhecer seu público é uma ótima maneira de entender o que ele prefere e promoções que mais interessam.

Pensar em formas inovadoras de executar essas ações é uma maneira de se destacar entre os concorrentes e tornar suas campanhas mais exclusivas.

Por isso é sempre muito importante estar atento às tendências do mercado, aos novos recursos e ferramentas.

Nós da eventou estamos aqui para te ajudar a desenvolver ótimas estratégias para obter sucesso! Continue acompanhando nossos conteúdos!

Fale com um especialista

Mais de 1.000 pessoas já recebem nossos conteúdos.

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo