Dia do consumidor

Como aproveitar o Dia do Consumidor no seus eventos

A data foi criada para ressaltar os direitos do consumidor. Atualmente é também um incentivo ao consumo. O comércio aproveita o período para realizar promoções e descontos que estimulem a compra. Saiba como aproveitar bem esse dia no seus eventos também!

O dia 15 de Março foi definido como o dia do consumidor devido o discurso realizado na mesma data, no ano de 1962, por John Kennedy, na época presidente dos EUA.

Por ressaltar a importância do consumo consciente e seguro, a data também foi uma forma de divulgar e incentivar que os consumidores busquem seus direitos e saibam como agir na hora de comprar.

O intuito é fazer com que consumidores adotem uma postura muito mais consciente na hora da compra.

Aproveitando essa data e as informações que ela traz relacionadas ao consumo de forma correta, diversas lojas, de todos os segmentos, físicas e online, usam o período para promover suas marcas e aumentar suas vendas.

Oferecem vários descontos, realizam promoções e, principalmente, ressaltam suas posturas corretas e de respeito aos consumidores.

Desta forma, nesse período junto com o incentivo a compra também está as dicas para que as pessoas fiquem mais atentas para que possam comprar mais barato e de forma segura.

Veja a seguir algumas dicas de como aproveitar bem o Dia do Consumidor.

Elabore uma campanha específica para a data (com antecedência)   

Promoções, descontos e campanhas para reter e atrair novos clientes são feitas constantemente, mas na época de comemoração do dia do consumidor elas devem ser exclusivas.

Por se tratar e uma data onde as informações sobre o consumo consciente e seguro são extremamente divulgadas, é importante estar atento às campanhas e promoções que sua empresa irá realizar.

Faça com antecedência um planejamento sobre o que irá fazer em comemoração a data. Leve em consideração o que os consumidores mais buscam no seu segmento, as promoções que mais deram certo e aquelas que atingiram maior número de pessoas.

Defina o orçamento, o que poderá oferecer de descontos e promoções e não esqueça de estipular o tempo de duração da campanha e o período de divulgação.

É muito importante aliar suas campanhas promocionais a informações sobre o direito do consumidor, pois são assuntos em alta nesse período.

O planejamento com antecedência permitirá que você divulgue e coloque em prática o que foi planejado nos dias anteriores, gerando expectativas

Oferecer conteúdos e promoções específicas, faz com que o consumidor se sinta privilegiado. Pois além de receber informações relevantes para o ato da compra ele também é beneficiado com descontos.

Dê descontos mais atrativos

O dia é do consumidor, e é ele quem deve ser o maior beneficiado. Óbvio que sua empresa deverá ter no planejamento estratégias que a faça lucrar e se beneficiar com a data.

Mas é importante que os descontos e as promoções sejam ainda mais atrativas para os clientes.

Essa é uma primeiras datas do ano que estimula a compra através de promoções, descontos e ofertas exclusivas.

Por isso você deve mostrar para o seu público como os descontos são imperdíveis, pois além de agradar quem já é seu cliente você atrai novos.

Crie campanhas criativas, mostre o valor que o cliente tem para você, comunique bem as promoções, seja claro e sincero com relação a todos os descontos.

O consumidor precisa saber o quanto vai economizar para que se sinta privilegiado e não resista na hora de comprar.

Além disso, vale elaborar campanhas de descontos progressivos, cupons especiais para as mídias e assim por diante. Com criatividade, os descontos terão ainda mais destaque.

Valorize o cliente e a sua experiência 

No período do Dia do Consumidor, os clientes recebem um bombardeio de informações. Sejam as promoções ou os agradecimentos pela fidelidade nas compras.

É fundamental aproveitar essa oportunidade para transmitir as informações corretas, valorizar seus clientes e aumentar a retenção deles através da conquista pelo respeito e consideração que a data implica.

É importante estar atento ao atendimento, seja nas lojas físicas ou através da internet e redes sociais.

A comunicação e a forma como as informações são transmitidas nesse período faz toda a diferença. O cliente deve ter a melhor experiência possível.         

Use a tecnologia a seu favor       

Como essa é uma data que movimenta todos os segmentos do mercado, é indispensável contar com recursos que além de potencializar as vendas ajudem na execução das campanhas, na comunicação com os clientes e na avaliação dos resultados.

Por isso, você deve usar todos as ferramentas tecnológicas a seu favor.

As pessoas buscam muitas promoções pela internet, o ideal é ter um site ou um blog com informações necessárias para atrair os clientes.

No atendimento pelas redes sociais também é importante ter um recurso (seja ele mecânico ou humano) que respondas as pessoas, tire dúvidas, receba as notificações e solicitações.

A maior parte das pessoas também realiza as compras pela internet, por isso é bom ter parecidos que facilitem a compra online e a torne mais segura.

Você pode utilizar Email marketing para se comunicar e fazer o lançamento da promoção para todo mundo que está cadastrado ou já foi em seus eventos.

O uso de cupons de desconto, cartões fidelidade quando usados devem estar sempre associados a recursos seguros, uma vez que os consumidores estão atentos e estar aliado a uma ferramenta de pouca qualidade pode prejudicar suas vendas e sua imagem.

Analise os resultados 

Em uma data tão importante para o mercado, é importante que você analise todos os resultado obtidos.

Medir e qualificar o seu  desempenho permite que você entenda e experiência do cliente, o que deu certo e o que pode ser melhorado.

É indispensável acompanhar as métricas, o volume de vendas, a retenção de clientes e a conquista de novos, assim como todos os indicadores relacionados às vendas e aos clientes.

O ideal é realizar pesquisas de satisfação e também acompanhar as estatísticas das redes sociais, de acesso ao site, de visita a loja (caso exista uma loja física).

Com essas informações, passando o período de comemoração pelo dia do consumidor, será possível apresentar relatórios completos.

Com essas dicas, sua empresa terá todas as condições para alcançar os objetivos e aproveitar da melhor maneira possível o Dia do Consumidor!

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