Aumentar vendas no instagram

Como aumentar a venda do seu evento pelo instagram

Para que um evento seja um sucesso são necessárias muitas ferramentas de vendas e divulgação. E fazer bom uso das redes sociais é fundamental!

Nesse artigo vamos falar especificamente sobre o Instagram e como ele pode aumentar as vendas do seu evento!

Além da divulgação, etapas como definição de público, atrações, horários, espaço e várias outras, devem ser planejadas com atenção! 

Mas não adianta ter todos os processos bem definidos e planejados para o seu evento se ninguém ficar sabendo que ele vai acontecer e, consequentemente, seu número de participantes for abaixo do esperado.

Desta forma se faz necessário pensar em estratégias de divulgação que façam com que o evento além de ser divulgado e conhecido, atinja as pessoas certas, aquelas que realmente vão se interessar e estar presentes no dia que o evento acontecer.

O uso das redes sociais é um dos principais recursos utilizados para divulgação pela maioria das empresas, afinal, alcançam um grande público e podem ser usados de forma gratuita.

Por isso, as redes sociais direcionadas para eventos pode fazer muita diferença no seu alcance e sucesso, principalmente o Instagram!

Mas como aproveitar essa rede social para promover e vender os seus eventos? Nesse artigo vamos te dar algumas dicas valiosas sobre esse assunto.

Por que o Instagram pode ajudar a promover e vender eventos?   

Através das redes sociais é possível alcançar um número relevante de pessoas e direcionar a informação para as pessoas certas, ou seja, para seu público alvo. 

O Instagram permite que você segmente se público por faixa etária, localização, preferências e vários outros critérios de identificação de perfil.

Além disso, é uma rede social conhecida por ser rápida e visual. Através de imagens seu conteúdo é transmitido, e com isso você pode divulgar sua marca, o ambiente onde o evento irá acontecer, uma prévia do público que irá frequentar seu evento  e informações que gerem expectativas sobre o status das vendas de ingressos (que é uma ferramenta excelente de vendas feita através do uso de gatilhos mentais).

E o mais importante no uso do Instagram: você direciona todas as informações para as pessoas certas e pode obter feedback rapidamente de acordo com o engajamento do público, através de curtidas, comentários e compartilhamentos!

#tipsEventou: Como Gerar Expectativa Para Seu Evento

O Instagram permite que o evento tenha visibilidade sem que haja muito investimento em tempo e dinheiro, já que é uma rede social gratuita, simples e fácil de ser utilizada.

Mas fique atento, não basta apenas criar uma conta no Instagram e postar sobre seu evento, é necessário muito planejamento!

Planejar é fundamental!

Não adianta postar muito conteúdo no Instagram se ele não foi planejado e alinhado com as estratégias da empresa e do evento.

Definição de público, datas (de postagens e do evento), frequência de postagens, informações que devem ser transmitidas sobre o evento, pessoas que vão estar por trás no processo de comunicação e interação com o público são alguns do pontos que devem estar definidos antes que a divulgação no Instagram aconteça.

O planejamento é fundamental para divulgação e para o sucesso nas vendas, sem ele, o Instagram passa a ser apenas mais um recurso mal utilizado e que dificilmente trará retorno.

Para que os resultados esperados sejam alcançados, é preciso alinhar algumas estratégias no uso do Instagram. 

1. Tenha uma conta business.

Pode parecer muito óbvio que você deve ter uma conta business, mas acredite, ainda existe um grande número de empresas e marcas que misturam seu negócio com sua vida pessoal no Instagram.

Além disso, o uso de um perfil comercial libera na rede social uma variedade de ferramentas que não são disponibilizadas para o perfil pessoal.

O uso Instagram para divulgar e vender eventos deve envolver apenas postagens que estejam relacionadas aos eventos, a empresa, marca e ao mercado, pois é isso que gera autoridade e reconhecimento para vender no Instagram.

Com um perfil business bem direcionado para seus eventos, você terá visibilidade, o que permite que você adicione links para direcionar as pessoas para um site, onde podem comprar os ingressos, por exemplo, a partir do seu perfil do Instagram.

Esses links podem levar o público direto para a página inicial do seu site, uma página de “Saiba mais sobre o evento” ou  “Compre Online”.

Mas para que as pessoas certas sigam você, acessem seus conteúdos e se interessem pelo seu evento, a segunda dica é extremamente necessária!

2. Defina e conheça seu público.

Ter um número relevante de seguidores não quer dizer nada se eles não são as pessoas, de fato, interessadas no seu evento. 

Estar presente no Instagram e ter muitas curtidas não fará seu evento seja um sucesso, é preciso que seu perfil esteja adequado e direcionado para quem realmente vai comprar seu evento. 

Por isso, é extremamente importante definir seu público, saber quem tem o perfil de compra, quem vai se interessar e frequentar seus eventos e a partir daí, buscar conhecer a fundo essas pessoas.

Saber qual a faixa etária, profissão, os gostos, preferências das pessoas para qual seu evento se destina é fator primordial para vender no Instagram.

Uma das estratégias mais utilizadas atualmente é a definição de persona, que é a criação semi-fictícia do seu cliente ideal.

Saber se já frequentaram eventos seus e quais as experiências em outros eventos também devem estar incluídas nessa etapa. 

Pesquisas de mercado são formas de conhecer seu público.

As ações destinadas ao público certo vão ser mais eficazes do que se aquelas que atingem todo mundo, inclusive quem não se interessa pelo que você tem a dizer.

Por isso, além de saber o que postar você deve saber quando postar!

3.  Crie um calendário 

“Quem não é visto não é lembrado”. E essa frase cabe perfeitamente para o uso das redes sociais.

As postagens além de qualidade e adaptabilidade ao público também precisam de frequência. 

É preciso que você seja sempre visto e lembrado para que o público não esqueça de você.

Mas é necessário equilíbrio, pois postagens em excesso podem prejudicar sua imagem e incomodar os usuários. 

Por isso você deve ter um calendário de postagens, onde estejam definidas e organizadas as publicações. Com isso você pode construir uma rede de pessoas interessadas no seu conteúdo e construir um relacionamento com elas.

Recomendamos que você coloque 2 a 3 conteúdos por semanas e dias específicos, como por exemplo segunda, quarta e sexta, mas lembre-se novamente do seu publico, quando ele está online na rede social (De manhã / A tarde / A noite)?

Manter as pessoas conectadas a você e ao que você posta tornará melhor a divulgação dos eventos que virão depois e aumentar as suas vendas.

No calendário é importante levar em consideração os temas, conexão entre as postagens, datas, prazos (como contagem regressiva para o dia do evento), acontecimentos importantes e demais informações sobre o evento.

Com o planejamento das postagens é possível definir quais são as mais relevantes e quais podem ser divulgadas de forma paga para que alcancem um número maior de pessoas.

4. Anuncie!

Utilizar o Instagram é de graça, mas as ferramentas que podem ser pagas são ótimas como estratégias de divulgação e maior alcance.

Depois de conhecer seu público, pensar e planejar as postagens e criar uma estratégia de divulgação e vendas, por que não buscar meios de comunicar a um número maior de pessoas?

Os anúncios de postagens do Instagram são recursos excelentes para divulgação. 

E também podem (e devem) ser utilizados para vendas, através das informações sobre a quantidade de ingressos vendidos, para impulsionar a venda antecipada e o tempo restante para a compra, e para gerar expectativa.

A expectativa por um evento que vai acontecer nos faz pensar que é muito melhor comprar logo o ingresso (antes que acabe) do que se arrepender depois!

5. Utilize outros recursos junto com o Instagram.

O Instagram já é um excelente meio de divulgação e vendas, mas agregar outros recursos só trará mais facilidades e benefícios para seu evento.

Ferramentas usadas para vendas, sites especializados, aplicativos e softwares são aliados na organização e vendas de ingressos online.

A utilização de recursos integrados pressupõe parcerias, onde um pode ajudar o outro na divulgação. 

Essa colaboração conjunta permite melhorar a visibilidade para ambos.

Você pode associar o Instagram a outras redes sociais, adaptando as postagens a cada rede, como por exemplo textos maiores no Facebook e frases curtas no Twitter. 

Pode fazer uso do e-mail marketing para construir um relacionamento com o público, enviar conteúdo exclusivo, informar a respeito de outros eventos e manter a relação após o evento.

Outros recursos que podem ser utilizados são os relacionados a conteúdo. 

Você pode postar dicas, reportagens que estejam alinhadas ao tema do evento e da sua empresa, atualizações sobre o mercado, promoções e sorteios (com parcerias com outras empresas).

Enfim, nenhum recurso sozinho consegue fazer tudo para que que um evento tenha sucesso. 

São necessárias estratégias, pessoas, ferramentas e conhecimento para elevar o sucesso seus eventos!

E nós da eventou estamos aqui para te ajudar! Temos muito conteúdo, estratégias e informações que podem ajudar você a melhorar seu planejamento, divulgação e venda de eventos!

Ficou interessado? Continue acompanhando nossos conteúdos! 🙂