Como Gerar Expectativa Para Seu Evento

Ter expectativas geralmente é o fator mais relevante para uma ação, uma vez que ela está diretamente relacionada a questões emocionais que envolvem a espera, a curiosidade e a empolgação. 

Quando o assunto está relacionado a eventos, criar expectativa no público torna-se fundamental para que se obtenha sucesso na divulgação e consequentemente, fazer com que o público se engaje.

Por que criar expectativa no público é importante?

Todo o segmento, negócio ou produto que busca chamar a atenção de um público específico e o levar a se interessar, consumir e divulgá-lo, pode se valer de algumas estratégias relacionadas ao marketing responsáveis por gerar expectativa nas pessoas.

A definição do perfil exato do público que deve ser alcançado é, de fato, muito importante, porém quando criar expectativa é o principal objetivo, outras ações devem ser tomadas.

Uma delas é aliar as estratégias de marketing ao conceito de expectativa que, segundo o dicionário, é a condição de quem espera para que algo aconteça, o estado de quem espera algum acontecimento, baseando-se em probabilidades ou na sua possível efetivação e também o desejo intenso por algo.

Assim, quando o objetivo for gerar expectativa, deve-se levar em consideração o que esse público específico espera e deseja e, a partir disso, algumas estratégias devem ser pensadas e desenvolvidas para estimular sua expectativa em participar do evento.

Estratégias para gerar expectativa

Já na no planejamento do evento, é preciso definir claramente o público-alvo. É de extrema importância saber para quem direcionar as divulgações e estratégias já nesse momento.

Estudar o perfil das pessoas para qual o evento é destinado será crucial para saber como gerar expectativa nelas.

Um evento destinado a jovens empreendedores, por exemplo, deve ter palestrantes conhecidos pela nova geração, que usem as redes sociais como meio de divulgação e interação com o público, o que causa euforia entre os jovens empreendedores na espera pelo evento.

É preciso identificar as principais vantagens do evento e usá-las nas estratégias de marketing para gerar expectativa. Separamos algumas dessas principais estratégias.

1.  Divulgue e venda antecipadamente

Começar a divulgação e as vendas meses antes do evento é a melhor forma de atingir as pessoas, quanto mais pessoas souberem sobre o evento, mais expectativa e adesão serão desenvolvidas.

A venda antecipada de ingressos cria a sensação  que é preciso comprar o evento o mais rápido possível, caso contrário irá ocorrer virada de lotes. E, por mais que a venda de ingressos impressos em bilheterias ou antes do evento ainda exista, ela está cada dia mais obsoleta, além de não ser uma boa alternativa.

Vender os ingressos de forma antecipada, através de uma plataforma especializada online, além de oferecer mais praticidade e rapidez, possibilita a venda através de lotes, que conforme são vendidos, são anunciados.

Aumentando o interesse do público através do gatilho de virada de lote, cria-se a sensação de escassez, um dos principais gatilhos mentais

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2. Use bastante as redes sociais

O uso das redes sociais para divulgação de eventos tem se tornado a mais relevante e importante estratégia de  Marketing Digital. A internet permite divulgações com menos custos e mais alcance.

Se os meios de divulgação forem errados, eles irão atingir pessoas que não se encaixam no perfil do público do evento, o que não trará nem retorno e nem adesão.

O uso das redes sociais deve ser feito de forma criativa, com bons conteúdos, imagens, frases, vídeos, chamadas e materiais de divulgação que possam também ser utilizados em blogs e sites.

O ideal é utilizar conteúdos que despertem a curiosidade e o interesse do público, chamadas que levem as pessoas a buscar mais informações sobre o evento, postagens que promovam o evento através de compartilhamentos e informações que tenham a expectativa como estratégia na divulgação do evento.

Também é bom utilizar as redes sociais para lembrar o público através de postagens sobre o local do evento, a data que pode ser específica ou em contagem regressiva, pois isso cria ainda mais ansiedade.

3. Posicione bem sua marca

Se uma empresa é conhecida e bem posicionada no mercado por seus eventos, inevitavelmente cria-se uma expectativa por todos os próximos. 

O bom posicionamento de uma marca, seja qual for seu segmento, é fundamental para medir e gerar as expectativas do público. 

Quando as pessoas têm noção do que lhes é oferecido e proporcionado, ficam sempre na espera, ansiosas pelo que será divulgado futuramente.

Por isso, aposte na divulgação da sua marca através dos eventos que já promoveu, dos cases de sucesso, das boas avaliações e de tudo que a faça ser lembrada e ter credibilidade.

Em qualquer segmento, a competitividade está cada vez mais acirrada, então, mostrar o diferencial da sua empresa, do seus eventos, é fundamental para tornar sua marca mais atrativa e lembrada pelo público.

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4. Envolva seu público

Muito se fala sobre não criar ou alimentar expectativas em relacionamentos, mas é exatamente no desenvolvimento das relações que expectativas são mais criadas.

Por isso  é importante lembrar que você e seu público tem um relacionamento, que deve ser preservado e melhorado sempre!

Ter um envolvimento com o público é uma forma de manter clientes fiéis e divulgadores, e de também criar engajamento e medir a expectativa de todos aqueles que estão interessados nos seus eventos.

Você pode incluir experiências durante o evento que estimulem o público a gerar conteúdo espontâneo para sua marca, como backdrops com a logo do evento para tirarem fotos ou painéis e placas interativas que estimulem as pessoas a fazer o registro do momento.

É importante que durante todas as etapas do evento, desde sua criação, divulgação, acontecimento e após sua realização,  o envolvimento com o público aconteça.

De forma que ele participe, opine, dê sugestões e também seja surpreendido, como por exemplo participar de sorteios, ter benefícios quando participar de uma quantidade de eventos, isso faz com que sua marca seja bem vista e comentada entre as pessoas.

5. Aposte em Aftermovies e estratégias após o evento

As pessoas podem até saber que sua empresa promove bons eventos, mas é importante lembrá-las e divulgar materiais que as façam sentir que ter ido ao seu evento realmente valeu a pena.

Uma excelente alternativa são os aftermovies, pequenos vídeos divulgados nas redes sociais pós-evento que mostram os seus melhores momentos e criam expectativa para a próxima edição entre aqueles que estiveram presentes e aqueles que ao assistir, ficaram com vontade de participar.

Investir em fotos e relatos também é importante para que o público se enxergue e gere propaganda gratuita através das postagens e compartilhamentos.

Transmissões ao vivo também são uma boa maneira de gerar expectativa (principalmente entre os que não foram ao evento), além disso o evento ganha postagens nas redes sociais em tempo real, e isso também atinge o público não participante com a vontade de estar lá. 

Essas estratégias utilizadas enquanto o evento acontece e depois que termina, além de despertar o interesse e gerar expectativa, permitem analisar o que está dando certo e agradando o público e o que precisa melhorar.

Outra estratégia pós-evento, é realizar pesquisas de satisfação e obter o feedback do público, informações sobre preferências e o que esperam dos próximos eventos.

Essas são algumas das principais estratégias para gerar expectativa, mas é importante lembrar que a criatividade e o conhecimento acerca do seu público e do seu evento, são fundamentais!

É bom contar com profissionais e empresas que possam te auxiliar ainda mais com o Marketing e na elaboração de:

  • Campanhas
  • Criação de frases e conteúdos
  • Vídeos de divulgação do evento
  • Sorteios 
  • Alternativas para surpreender o público 
  • Postagens de repercussão positiva 
  • Vídeos após os eventos
  • Divulgação de fotos e depoimento dos participantes

Como você pôde ver, ter um marketing voltado para gerar expectativas é de extrema importância para o sucesso do seu evento! 

E essas são apenas algumas das estratégias que devem ser utilizadas. 

Se você ficou interessado e deseja saber mais, siga nossas redes sociais e acompanhe nosso conteúdos!

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