Relacionamento com consumidores de evento

Como manter o relacionamento com o consumidor do seu evento

Ter um bom relacionamento com o cliente é essencial, principalmente para quem trabalha com produção de eventos. 

O consumidor de eventos é diferente dos consumidores de bens ou produtos. 

Quando uma pessoa se interessa em participar de um evento, sua decisão de compra está muito mais relacionada a questões emocionais do que comerciais.

O público que frequenta os eventos buscam sempre vivenciar experiências, estar entre pessoas do mesmo círculo social, por isso, não adianta promover um grande evento, ter um número grande de participantes se na próxima edição essas pessoas não participarem.

Isso significa que você não conseguiu conquistar o público.

As emoções estão diretamente relacionadas aos gatilhos mentais, que são usados como estratégia de marketing e vendas.

Dentre os vários gatilhos mentais usados para influenciar positivamente o poder de decisão do cliente, reciprocidade e a empatia são cada dia mais levadas em consideração.

É preciso que haja troca, o cliente quer receber benefícios, quer ser valorizado e quer tomar uma decisão baseado em uma identificação com o que consumir.

Por isso é tão importante que você desenvolva um relacionamento com o seu público, que ele se identifique e que a empatia seja um dos gatilhos que o leve a consumir o que você oferece.

Ter ações que ajudem a desenvolver esse relacionamento é essencial para manter os consumidores antigos e conquistar novos, principalmente os interessados em eventos!   

Ações necessárias para desenvolver e manter o relacionamento com consumidor de eventos:      

Não é só para os produtores de eventos que algumas ações são necessárias para manter o relacionamento com o cliente.

Todos os segmentos do mercado que buscam sucesso e resultados positivos  devem seguir algumas estratégias e ter posturas corretas para para que o consumidor se sinta satisfeito e consequentemente, o relacionamento entre empresa e cliente seja construído.

Por isso, a seguir, daremos algumas dicas para você ter um melhor relacionamento com o consumidor do seu evento.

Tenha empatia

Você desenvolve empatia com o consumidor do seu evento a partir do momento que ele passa a gostar de você e do que você produz.

A embora a empatia é um conceito bastante falado hoje, muitas empresas procuram formas de praticá-la.

Ela é aplicada quando você foca nas pessoas, no seu público e não na venda em si. Leva em consideração sua opinião, seus gostos, suas preferências.

Uma boa forma de desenvolver a empatia com os consumidores de eventos é procurar entender quais são as suas reais necessidades, quais espaços são mais agradáveis, como gostam de ser atendidos, quais atrações preferem, como gostam comprar os ingressos, as facilidades, enfim, escute o seu público, ele sempre está disposto a falar!     

Valorize o Feedback          

Quando um relacionamento começa a ser construído o diálogo é fundamental. Com eventos e áreas que envolvem um grande público é muito importante estar atento aos feedbacks.

Receber feedbacks é praticamente política de muitas empresas, mas são poucas as que realmente consideram esse lado da relação.

Ao escutar e considerar o feedback daqueles que participam dos seus eventos, além de reforçar o relacionamento, cria um diálogo que onde são colocados os pontos positivos e negativos do evento.

Conte Histórias         

Segundo o autor do livro “Palavras que vendem milhões”, Gustavo Ferreira, as pessoas amam histórias, e através delas criam afeição e interesse.

Eventos famosos como Rock In Rio, Tomorrowland e até Super Bowl, contam histórias. Sempre relembram suas primeiras edições, seus participantes, momentos marcantes.

Mostre para o seu público o que acontece nos seus eventos, as pessoas que participam, os depoimentos, artistas, o making of, faça com que ele encontre uma conexão com uma experiência que teve ou que busca ter.

Uma ótima alternativa é usar o storytelling ou aftermovies.          

Trate com exclusividade              

Se sentir valorizado e lembrado é importante para todas as pessoas. Para manter e construir um bom relacionamento com aqueles que participam dos seus eventos, trate-os com exclusividade.

Ofereça algum conteúdo apenas para as aqueles que participaram de um determinado número de eventos, por exemplo. Dê informações privilegiadas sobre quem irá ser a atração, descontos, participação em sorteios, brindes e qualquer outra ação que faça o participante se sentir privilegiado.

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Seja sincero e coerente

Não adianta anunciar um super evento e não entregar o que prometeu. Além de perder credibilidade isso tornará o seu relacionamento com o público muito mais difícil. 

Ao anunciar e divulgar seu evento, seja sincero com o que oferece. E caso haja alguma mudança, comunique público o quanto antes.

A confiança precisa existir, caso o consumidor do seu evento se sinta enganado, além de perder um cliente você também terá que lidar com a publicidade negativa.        

Mantenha sempre contato   

Cultive e mantenha o relacionamento com os participantes do evento mesmo quando ele já estiver acontecido.

Não entre em contato só quanto quiser divulgar um outro evento ou vender ingressos, mantenha o público informado sobre outras edições, faça pesquisa de satisfação, envie fotos oficiais, publique vídeos com os melhores momentos e crie laços. Interaja bastante em redes sociais, tire dúvidas, dê informações, poste conteúdo e as use para manter contato frequente.

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Ao agir assim, você mostra que estará sempre ali para proporcionar outros eventos e boas experiências!

Se preocupar em manter o relacionamento com o cliente é importante para a área de eventos, e não é caro nem complexo incorporar essas ações, não é mesmo?

É bom para você, para o seu evento, para os participantes dos seus eventos e para os futuros clientes!

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