Como medir o sucesso do seu evento: 7 indicadores essenciais

Medir o sucesso do seu evento pode ser uma tarefa complicada no início. Afinal, atentar-se a detalhes é algo dificultoso para a maioria dos iniciantes de qualquer ramo. Para que os caminhos se abram e tudo fique mais claro, alguns indicadores são essenciais para entender e avaliar o resultado do seu trabalho. 

Nós fizemos um pequeno manual sobre as principais características dos indicadores para que você conheça e saiba como usar cada um deles da forma correta. Saiba como fazer tudo isso com a ajuda do nosso texto. 

Métricas 

Métricas são um grupo de critérios para avaliar resultados de sites e campanhas publicitárias. De certa forma, as métricas são essenciais dentro de uma estratégia digital. No mercado de eventos isso não é diferente, visto que, por meio delas, é possível descobrir se as expectativas gerais foram alcançadas. 

Existem diversas informações com níveis de significância diferentes que podem gerar esses dados. Os mesmos variam de taxa de abertura de e-mails, venda rápida dos ingressos e número de interações nas redes sociais. Enquanto esses dados serão os ingredientes do seu bolo assimétrico, as métricas corretas devem ser a receita a ser seguida. 

Como as métricas ajudam a medir o sucesso de um evento 

A concorrência no meio digital está mais alta do que nunca, por isso é importante evitar erros. Mesmo que o meio digital entregue resultados mais claros, encontrar dificuldades no processo é algo comum. Saber medir os resultado, ter bastante tempo disponível e entender tudo que deve ser feito com as informações requer um tanto de experiência. 

Todos estes obstáculos fazem com que o processo certo seja, muitas vezes, abandonado. Ter persistência e todas as instruções corretas é sempre fundamental para saber o resultado real das campanhas e, também, para que a sua equipe aprimorar o desempenho para alcançar resultados incríveis. 

KPI: o que é? 

O KPI (Key Performance Indicator) é conhecido como Indicador-chave de desempenho. Ele permite prever empecilhos no planejamento e também colabora no acompanhamento de sucesso. Portanto, o mesmo não está ligado apenas à receita e pode estar relacionado a temas operacionais como conversão, avaliação dos clientes, marketing e outros.

É verdade que os índices mais usados para definir o êxito de um evento estava no número de vendas, patrocínio e participantes. Mas como tudo muda no mundo, tivemos uma alteração no jeito de avaliar os indicadores de sucesso, o que torna importante se manter atualizado para alcançar ótimos resultados. 

7 indicadores para mensurar resultados em eventos 

A escolha dos indicadores é sempre uma tarefa que merece atenção e
conseqüentemente cuidado. Veja abaixo quais são as principais métricas e indicadores que todo organizador de evento deve pensar em usar. 

Conversão 

Taxa de conversão é o resultado dos visitantes que fizeram a compra do ingresso, embasado no número real que você teve de participantes. Algumas alterações podem te ajudar a ter um resultado mais positivo e ainda permite que você faça alterações para atrair mais participantes.

Análise de canais 

Por mais óbvio que seja, quando você divulga o seu evento no lugar certo, a quantidade de ingressos vendidos aumentam. Mas para conseguir isso, é necessário pesquisar bastante para descobrir qual canal você deve investir para potencializar o seu número de conversões. 

Custo de aquisição de participantes (CAC) 

Também é conhecido como Custo de Aquisição de Clientes. Por meio dele, você descobre quanto custa um novo participante. Para alcançar esse resultado, é necessário somar todas as despesas com vendas e marketing e dividir o mesmo pelo número total de participantes. 

O resultado trará o valor médio que você precisa para conquistar um novo cliente/participante. Lembrando que quanto menor é o seu gasto
conseqüentemente maior é o lucro do evento.

Retorno sobre investimento (ROI) 

O ROI é um grande querido de muitos profissionais que trabalham com resultados. Com ele você pode medir o rendimento das ações de marketing, acrescentando o seu lucro líquido e subtraindo do mesmo o quanto foi investido com as ações digitais. 

Com isso, você pode saber se o investimento foi rentável, o que facilita todo o processo de mudanças necessárias para acertar nas suas estratégias. 

Preferências dos participantes 

Quando um evento tem tipos de ingressos diferentes, é importante saber qual deles gera mais interesse para o seu público. As atividades também não fogem disso, por isso, as métricas de visualizações de agenda e cliques devem ser monitoradas para saber qual parâmetro merece seu investimento e certamente ganha mais atenção do público.

Marketing 

Os organizadores de evento que estão há mais tempo no mercado sabem como o marketing é abrangente. Por conta disso, é necessário dar uma atenção especial para os seus indicadores.  

Além do Facebook, as outras redes sociais devem ser consideradas e analisadas para medir o engajamento do seu evento. Isso permitirá que você encontre a melhor opção para investir o seu tempo e dinheiro. 

As parcerias e patrocínios precisam trazer benefícios. Portanto, analisá-las é um bom caminho para saber se elas estão, de fato, trazendo um retorno ou lucro considerável. 

Também não podemos nos esquecer das taxas de cliques em e-mails e taxa de abertura. Elas serão responsáveis por te dizer quantas pessoas abriram o seu e-mail. Caso haja bastante abertura de e-mail, mas sem clicks em links internos, vale a pena checar o que pode ser aperfeiçoado. 

Engajamento 

A partir do feedback de participantes você consegue informações que servirão como um guia para aperfeiçoar os seus próximos eventos. Um pequeno formulário é uma boa opção. Lembre-se de não fazer nada longo e entediante. Além disso, seja breve e objetivo.

engajamento de patrocínios também deve ser levado a sério. Com ele você pode saber a quantidade de valor gerada aos patrocinadores e expositores. A consistência dos dados te darão argumentos para provar que o seu evento foi excelente para ambos lados. 

Outra utilidade dele está na facilidade de identificar qual patrocinador possui mais visibilidade no evento. Uma boa dica é encontrar qual é o fator influenciador para negociar com outros patrocinadores. 

Dica bônus: Percentual de desistentes 

Apesar de ser um indicador subestimado, o percentual de desistentes é bastante útil. Mesmo que as metas sejam atingidas e os lotes de ingressos sejam vendidos, talvez a quantidade de desistências pode ser grande e trazer problemas. É possível abaixar esse número com retargeting e outras ações de marketing, fique atento. 

Métricas de vaidade 

Métricas de vaidade são aquelas que não influenciam diretamente em seu resultado. Alguns exemplos delas são quantidade de likes, seguidores, pageviews e publicações na mídia. Portanto, lembre-se de que não adianta ter uma boa taxa de cliques se a conversão não traz resultados reais para o sucesso do seu evento. 

É muita coisa! E agora? 

Com as ferramentas e conhecimento necessários, é possível obter resultados e provas para ter certeza de que as metas estipuladas foram alcançadas. Além de ampliar as vendas, a Eventou permite que você monitore, analise e amplie a divulgação nas redes sociais, com segurança garantida na venda de todos os convites. 

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