Como melhorar a divulgação do seu evento

Como melhorar a divulgação do seu evento

Quando se fala na palavra “evento”, existe um universo de ocasiões em que podemos pensar: festas de aniversários ou casamento, jogo de futebol, um show, entre outros. Afinal, evento tem por definição ser um acontecimento organizado por um especialista com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais. 

Grandes empresas organizam eventos corporativos e universidades realizam eventos acadêmicos. Mas não é preciso pertencer a organizações renomadas para isso. Saiba que você mesmo pode criar, gerenciar e divulgar o seu evento.

Neste texto você irá conhecer algumas dicas de como melhorar a divulgação do seu evento. 

O primeiro passo

Planejamento é tudo em qualquer projeto! Com evento não é diferente, pois é a partir disso que você irá definir tema, local, decoração e outras questões práticas. E ter todas as informações organizadas de maneira que seja fácil de consultá-las quando necessário é super importante. 

Por isso, concentre todos os dados do eventos, informações sobre fornecedores e etc. em uma planilha ou pasta física. Como achar melhor.

Acredite: organizar um evento é trabalhoso e isso vai facilitar muito a sua vida!

Divulgação do evento

Agora que você tem tudo que precisa para colocar o seu evento em prática e já está vendo algumas coisas se concretizarem, é hora da divulgação! Afinal, você está fazendo algo pensando em um grupo de pessoas e o objetivo é fazer com que esse público compareça.

Independente da ocasião, existem uma série de recursos que você pode contar para divulgar ou melhorar a divulgação do seu evento. Vai desde a tradicional panfletagem dos flyers na rua até maneiras mais elaboradas online. 

Mas como saber qual é a opção mais adequada para o meu tipo de evento? Para chegar a uma resposta, é preciso se fazer algumas perguntas:

  • Tenho uma equipe me auxiliando?
  • Quantos e quais os recursos eu disponho?
  • Como está o meu orçamento para dedicar a divulgação?
  • Quanto tempo eu tenho para me dedicar a isso?
  • Qual é o perfil das pessoas que pretendo convidar para o meu evento?
  • De que forma vou obter melhores resultados com o público a ser convidado?   

A partir disso haverá duas conclusões: preciso otimizar meu processo de divulgação ou posso incrementá-lo mais. 

Decidir por um processo otimizado e mais enxuto não significa uma divulgação de má qualidade. Tudo depende de como você usará os recursos que tem. Busque sempre melhorar a divulgação do seu evento, pois é através dela que você terá o sucesso final que deseja. 

Divulgação online

A dica principal será focada em como melhorar a divulgação do seu evento online, pois é o modo que atende tanto uma divulgação otimizada quanto uma que dispõe de mais recursos. 

As redes sociais se encaixam bem neste contexto, geralmente é onde o público-alvo se encontra e é impactado com a divulgação com mais frequência. Além disso, para melhorar o resultado da divulgação, nas redes sociais é possível personalizar o público a ser impactado, a região em que moram, a idade que tem e etc. 

Outra vantagem é que dá para fazer um bom trabalho sem depender de uma grande estrutura. O recurso principal nesse momento é o humano e o que mais se precisa dele é no quesito criatividade para elaborar peças e posts chamativos e impactantes o suficiente. 

Para isso, basta fazer uma pesquisa para referências gráficas, escrever um bom texto e estudar um pouco sobre impulsionamento de publicações nas ferramentas das redes sociais. Nada que algumas horas na frente do computador não resolvam, certo? E lembre-se de pedir ajuda a alguma pessoa que entenda mais sobre alguma etapa desse processo do que você. 

Venda de ingressos

Evento sendo colocado em prática, divulgação acontecendo e você começa a ver o retorno das pessoas. O seu evento conta com venda de ingressos e o público surge interessado na compra. E agora? Qual o próximo passo?

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo em um processo otimizado, aproveite que a divulgação é online e automatize os processos desta etapa para que você consiga controlar tudo de maneira mais fácil. 

Concentrar a venda em uma plataforma adequada e própria para isso vai melhorar muito a sua gestão do evento de maneira geral e, também, melhorar a divulgação do seu evento. 

Imagine que no post no Facebook, Instagram ou Twitter você consiga colocar o link direto para a compra do ingresso. Conseguir realizar a compra de maneira tão fácil, rápida e prática vai contribuir para melhorar a divulgação do seu evento. 

Caso no seu post você colocasse um endereço para que a pessoa precisasse se direcionar até lá para comprar o ingresso, talvez ela perdesse o interesse não somente pelo seu evento, mas também pelo seu post. 

Quando o usuário não interage com publicações em redes sociais, isso prejudica o desempenho do post e ele atinge menos pessoas. E é exatamente o que você não quer. Ou seja: fazer uma boa peça gráfica e um texto bonito e atrativo não é o suficiente para ter sucesso na divulgação. Vai além disso! Pense na experiência como um todo em que seu público está se envolvendo sobre o seu evento. 

Como a plataforma ajuda a melhorar a divulgação do seu evento

Falamos sobre como a plataforma de eventos pode ser útil na parte gerencial. Mas nela, além de poder criar suas produtoras e eventos com facilidade, aumentar suas vendas e ter relatórios em tempo real, seu evento aparece na página inicial do site como destaque. 

Isso faz com que outras pessoas que você não planejou sejam alcançadas e impactadas. Apesar de parecer que é um problema por poder tomar dimensões maiores, na plataforma o acompanhamento do controle da venda de ingressos estará sendo monitorado para que possíveis ajustes possam ser feitos.

A partir disso também fica mais fácil dosar sua divulgação, inclusive na sua campanha na redes sociais, caso ache que o retorno está sendo maior do que o esperado e que pode sair do controle. 

A Eventou é a plataforma ideal para te ajudar com essas questões e foi idealizada para isso. Sendo assim, você pode confiar o seu evento conosco e contar com a segurança que oferecemos. 

Nela você cria o seu evento de maneira gratuita e conta com os recursos citados e outros mais. Conheça já e veja como seus resultados serão melhores.

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