organizando show

Como organizar um show em 6 passos

Organizar um show requer muita dedicação e atenção em cada etapa do processo. São muitos os detalhes, que variam de acordo com o tipo de evento que se pretende realizar, o local e sua proporção. Por isso, preparamos 6 passos práticos e importantes que vão te ajudar nessa jornada como promotor. 

Defina o orçamento 

É preciso investir para haver retorno financeiro. Pensar na segurança, nos profissionais, fornecedores, equipes técnicas, entre outros recursos. Faça uma lista e coloque na ponta do lápis tudo que será necessário para organizar o show. Estipule um valor médio de gastos e depois, comece a providenciar os detalhes.

Defina data e local 

Defina esses pontos cruciais com cautela durante o planejamento do show. Pesquise os eventos locais e escolha uma data que não coincida com acontecimentos semelhantes, caso contrário, o público terá que decidir entre a sua ou a outra atração. Feriados importantes também são pouco recomendados para esse caso. Sobre o local, é preciso escolher um espaço que abranja o número de pessoas esperadas. 

Escolha os artistas

Seu evento precisa assumir uma “cara”, um tema, um gênero. Não adianta atirar para todos os lados, isso só vai dispersar o interesse do público. Shows podem ser de sertanejo, rock, reggae, samba, eletrônica, entre muitos outros tipos. Aposte em uma ideia e entre contato com as assessorias dos artistas desejados.   

Licenças e taxas

Todo evento requer acompanhamento e autorizações das organizações públicas. As documentações devem estar verificadas, as taxa pagas e as autoridades cientes, para que to show ocorra de forma legal e segura. 

Divulgação

A divulgação do evento começa antes mesmo da venda de ingressos. Desta forma, é possível gerar expectativas no público. Aposte nos veículos de comunicação locais, busque por promotores informais e influentes na comunidade, e interaja nas redes sociais. Promova sorteios, desafios, atividades que incentivam o engajamento e interesse do público.

Organize as vendas de ingressos

Ingressos de shows, por vezes, são artigos de coleção para muitos fãs. Por isso, organize as vendas de ingressos e facilite as formas de pagamento. Você pode criar um hotsite exclusivo isso e administrar as vendas de forma prática, com toda a segurança que uma plataforma de eventos, como a Eventou, pode oferecer. 

Ansioso para começar? Acompanhe as novidades assinando nossa Newsletter. Te espero na próxima!