como precificar ingressos

Como precificar os ingressos do meu evento

Definir qual vai ser o preço cobrado nos ingressos é uma dúvida constante para quem produz eventos.

Essa não é uma escolha tão fácil, principalmente por depender de várias outras decisões, como por exemplo, local, público, atrações principais e até o forma que serão vendidos os ingressos.

O planejamento é muito importante, e ele está presente em boa parte dos conteúdos que postamos aqui! Além do planejamento, outras ações são necessárias na hora de precificar os ingressos para um evento.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas a respeito do que você deve fazer para definir o valor ideal para cobrar pelo ingresso do seu evento.

Calcule os gastos do seu evento

Antes de definir quanto cobrar pela entrada no seu evento, você precisar saber quanto irá custar para realizá-lo.

O local escolhido deve ser alugado, as atrações tem cachê, a decoração, as pessoas contratadas para promoção, recepção, atendimento e outras funções também demandam custos.

Ter uma planilha com os dados detalhados é fundamental nessa etapa. Você precisa saber todos os dados do que será gasto, desde a pré-produção até após o evento acontecer.

Sabendo os valores exatos do que irá gastar para o evento acontecer, você consegue mensurar inicialmente  o quanto precisará receber para são sair no prejuízo, pagar todos os fornecedores e obter lucro.

Nessa fase é importante levar em consideração o tipo de evento que você irá realizar,  público alvo e o quanto as pessoas podem estar dispostas a pagar pelo ingresso de acordo com a localização, atração e qualidade do evento.

Criamos uma planilha para auxiliar você nessa etapa!

Pesquise o mercado

Quando você souber o valor gasto para realizar o evento saberá quais fornecedores deverá contratar e quanto poderá gastar com cada um deles.

Para colocar todas as ideias em prática são necessárias muitas escolhas e por isso a pesquisa é fundamental para comparar preços, qualidades e se o público está aberto ou não para receber seu evento.

A pesquisa de mercado é a ferramenta que vai ajudar você a entender quais escolhas são mais aceitas e viáveis para colocar as ideias do evento em prática.

Você precisa saber o que está em alta no mercado, quais as atrações com maior busca, qual o público que você deseja alcançar, quais os eventos que costumam frequentar e, obviamente, quanto costumam pagar para comparecer a esses eventos.

Com essa pesquisa, você identifica o perfil do seu público-alvo e tem em mãos os dados e informações essenciais para você definir tudo a respeito do evento.

Defina a margem de lucro que deseja no evento

Sabendo tudo o que o evento terá, como por exemplo, o local onde será realizado, as atrações e o público para a qual ele será destinado, você precisar calcular a sua margem de lucro.

Como você já possui as informações gerais sobre o evento, com elas você pode mensurar quanto cobrar pelos ingresso para obter lucro.

Esse valor depende do tamanho do evento e dos objetivos que você pretende alcançar, por isso é importante medir bem sua margem de lucro e  não exagerar no valor, para que o público não seja prejudicado.

Por isso é importante estar atento às suas metas, quantos ingressos você precisa vender para que não saia no prejuízo e tenha lucro.

Você precisa definir a quantidade mínima de pessoas que devem comparecer para conseguir essa receita.

Para essa etapa é importante contar com mais de uma estratégia de venda e recebimento.

Faça vários lotes de ingressos

Essa estratégia deve ser sempre utilizada nas vendas de ingressos, primeiro porque pode ajudar você a ter noção da demanda do seu público.

Segundo porque conforme as vendas forem acontecendo, caso não sejam no fluxo esperado, você consegue tempo parar e pensar em outras estratégias.

Vender ingressos em lotes acaba sendo uma estratégia utilizada quando não se tem a demanda exata do público, mas também é excelente quando já se sabe esse número.

Você pode aumentar o preço dos lotes conforme o evento se aproximar.

A venda por lotes, ajuda a criar o sentimento de urgência, já explicado por nós como um dos gatilhos mentais para aumentar as vendas, que contribuí para que o público compre os ingressos mais rápido e você possa deixar as finanças do evento equilibradas com antecedência. 

Ofereça diferentes formas de compra e de pagamento

Oferecer a possibilidade de comprar de diversas formas é uma excelente maneira de conquistar mais público.  

A combinação de diferentes formas de pagamento, que não apenas dinheiro ou compra em pontos de vendas, facilita a vida dos clientes e, consequentemente, faz com que você venda mais.

Oferecer maneiras mais flexíveis de pagamento acaba sendo um diferencial e se adapta a tendência que as pessoas têm de cada vez mais optar por compras mais rápidas e simplificadas, como online ou por boletos.

Nessa decisão é bom lembrar os clientes a respeito da precificação, como por exemplo no caso de pagamentos parcelados e na inclusão de taxas e juros. 

É indispensável passar segurança para os clientes, e para garantir que isso aconteça você pode contar com plataformas e ferramentas de vendas de ingressos, como a Eventou.

Trabalhamos com todos os protocolos de segurança para auxiliar na venda dos ingressos do seu evento e manter a compra e os dados dos seus clientes em segurança.

Estamos aqui para te ajudar a desenvolver ótimas estratégias para obter sucesso nos seus eventos! Continue acompanhando nossos conteúdos!

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