Como reter seus clientes - coronavirus

Coronavírus e eventos: como reter seus clientes.

Considerando a evolução do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde anunciaram, dentre várias medidas, evitar o contato físico, aglomerações e permanecer em casa pelo maior tempo que puder, parando assim todo o mercado de eventos.

Seguindo as orientações, a maioria dos eventos que aconteceriam neste período foram cancelados, uma vez que vão contra a recomendação atual que tem como objetivo evitar que o vírus se espalhe.

Essas medidas são de prevenção a saúde da população, e devem ser tomadas. No entanto, não deixam de ser prejudiciais para o mercado e para as produtoras de evento que tiveram que cancelar seus eventos, sem data ou período certo para realizá-los..

Por isso, vários segmentos estão repensando suas estratégias e buscando novas alternativas para se manterem ativos e não sofrer tanto com as paralisações dos eventos.

Pensando nisso, listamos algumas atitudes que você pode tomar para reter seus clientes.

Seja transparente e flexível 

Coronavírus e eventos: Todos estão mobilizados e cientes da proporção que a pandemia do coronavírus têm causado nas pessoas, nas empresas e no mercado. Por isso você não pode se abster, nem esconder o quanto isso impacta nos seus eventos.

Deixe claro para os clientes que seus eventos precisaram ser cancelados ou remarcados, e mostre quais alternativas e medidas estão sendo tomadas para que eles não saiam prejudicados com relação aos ingressos, reembolso, alternativa para uma nova data e outros assuntos que sejam relacionados ao seu interesse.

Neste cenário incerto, você deve evitar dar certezas, como confirmações de novas datas, por exemplo, mas também não pode deixar de ser flexível com relação as suas possíveis alternativas.

Uma vez que as reações mais esperadas diante deste cenário são os pedidos de resposta e posicionamento, solicitações de reembolsos, entre outras coisas, você deve ser flexível para atender às necessidades dos seus clientes.

Mantendo a transparência, oferecendo alternativas, vai fazer com que o público respeite você e sua seriedade e também irá ajudar na retenção dos seus consumidores.

Aumente a presença do seu evento na internet

Devido às medidas preventivas contra o coronavírus, boa parte da população está mais em casa e isso aumenta consideravelmente o uso da internet.

O uso de redes sociais, aplicativos de compras, o trabalho home office e as reuniões online, fazem com que a presença online das pessoas seja muito maior nesse período de isolamento social.

Segundo dados da revista exame, o consumo digital cresceu consideravelmente e as compras pelas internet tiveram um aumento de 40%.

Desta forma, você precisa estar atento ao seu público (que estará mais ativo na internet)  e agir de acordo com essa demanda, tendo ações eficazes e que potencialize seus resultados de retenção.

É uma excelente maneira de conversar com seu público, fazer pesquisas, saber o que ele pensa. E você precisa estar sempre online para realizar esse diálogo de forma rápida e que dê conta de atender a todos.

Não esqueça de focar apenas em conversas que seja direcionadas para seu público, assim como na publicação dos seus conteúdos, que devem estar de acordo com o que você conhece dos seus clientes.

Sabendo quem são eles, você também sabe o que vão querer ouvir e saber de você.

Assim você consegue colocar o conhecimento em prática e direcionar o esforço da sua equipe para as estratégias de relacionamento com o seu público.

Você não poder pode perder contato com seus clientes neste momento tão delicado e o mesmo vale para os potenciais novos consumidores, é extremamente importante entender a situação deles e se manter disponível para atendê-los e escutá-los.

Tenha empatia

É óbvio que essa situação atinge a todos, mas cada um é afetado de uma maneira diferente, por isso, você deve ter empatia com seus consumidores e também com seus funcionários e colaboradores nesse momento do coronavírus e eventos não ficam de fora dessa.

Os efeitos afetam a maneira como as empresas se comportam, fazendo com que mudem suas estratégias, mas também afetam os consumidores, que estão mais preocupados, apreensivos e desenvolvendo novas necessidades de consumo.

Aqueles que não souberem tratar a situação de forma empática serão prejudicados, não só pela opinião popular como também pela mídia. Por isso você precisa tratar seus clientes com empatia e dar uma atenção e atendimento diferenciados.

O comportamento empático, no entanto, não deve ser somente com os consumidores, você precisa olhar para os seus funcionários, que além de serem a ponte de contato entre  empresa e consumidor., são os responsáveis pela qualidade dos serviços e atendimento prestados.

Você deve oferecer formas de trabalho seguras para sua equipe, apoiá-los e garantir que estejam bem e se engajem ainda mais para atender melhor os clientes e mantê-los no futuro.

Adeque seus serviços

Em momentos onde todo o mercado entra em crise, dificilmente o crescimento das empresas acontece. Por isso, buscando não perder tantos clientes e lucro, o mercado de vários setores estão se adaptando ao novo cenário.

Criaram estratégias de entretenimento, custos através de plataformas, lives nas redes sociais, promoções, passaram a oferecer entregas gratuitas e, no caso dos eventos, criaram eventos online, engajando o público e mantendo as pessoas conectadas.

Por isso você precisa se adequar, pensar em novas formas de oferecer serviços e entretenimento para se público. Deve concentrar seus esforços e suas estratégias em manter-se no mercado, ser lembrado e reter seus clientes.

Não esqueça de estudar ainda mais quais formas de melhorar seus serviços, isso permitirá que você esteja seguro e tenha definido o que fazer quando  a situação voltar ao normal. 

Em tempos de coronavírus forneça conteúdos de valor

Mantendo uma interação e presença na vida dos seu cliente, você deve oferecer uma experiência diferenciada, quem vai muito além do bom atendimento.

Oferecer conteúdos de valor é uma excelente maneira de manter o público atualizado sobre o que for relevante e  interessado no que você produzir.

Esteja presente onde seus clientes estão, nos canais, nas redes sociais, no seu site, e permita que ele tenha acesso a boas informações e ao conteúdo que você produzir.

Muitas marcas, empresas e influenciadores digitais estão utilizando suas redes sociais para fazer lives (vídeos ao vivo) e interagir com o público, mas sem um foco, assuntos relevantes e sem propósito, elas acabam sendo vistas como excessivas e desnecessárias.

Por isso é extremamente importante produzir conteúdos críticos e relevantes que os ajudam os clientes, mantenha eles seguros a respeito de uma decisão de compra ou investimento, ou até mesmo para mantê-los fiéis na espera por mais conteúdo.

Quando um cliente está interessado no seu serviço e nos eventos que você produz, você deve fornecerá  informações corretas, conteúdo e outras ferramentas educacionais que o permita ver valor no que você oferece.

Por isso você deve sempre se manter atualizado sobre o cenário, as estratégias e formas de melhorar seu desempenho no mercado. Nós da eventou estamos aqui para te ajudar com os melhores conteúdos.

Neste cenário incerto, reter e fidelizar seus consumidores é fundamental e garante que você se mantenha estável até o final dessa crise.

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