Email marketing passo a passo

Trabalhando com email marketing para eventos, passo a passo

O email marketing para eventos é uma estratégia muito utilizada para quem procura divulgar ou vender algo. Quais são os os passos para desenvolver um email marketing?

Utilizar email marketing é essencial para qualquer segmento que busque divulgar ou vender através de estratégias de marketing.

Além de ser uma ótima ferramenta para construir um relacionamento com o público, ele também é uma forma de desenvolver campanhas, eventos, transmitir informações, promoções  para várias pessoas ao mesmo tempo.

No entanto esse envio não pode ser feito de uma vez, pois isso é detectado como spam, e também nem deve ser enviado manualmente (pois demandaria muito tempo).

O ideal é contar com uma plataforma de automatização e, principalmente, saber o passo a passo para desenvolver um bom email marketing!

Listamos algumas dicas para você trabalhar com  e-mail marketing de forma eficiente!

1. Defina os objetivos e seu público

É importante que você saiba quem quer atingir e de que forma, quais são seus objetivos e qual é o seu propósito em entrar em contato com as pessoas.

O uso do email marketing pode ser direcionado para vários objetivos.

Enviar notícias, ebooks, artigos, promoções, convite para eventos, divulgações, propagandas, agradecimentos e várias outras formas de comunicar o que se pretende.

É fundamental mandar emails para quem, de fato, quer em recebê-los. Você não pode simplesmente comprar uma lista e sair enviando email para todos, sem definir um público.

Defina o público, o conteúdo do email deve ser enviado para as pessoas certas! Saiba quem são elas!

Ter um mecanismo de captura dos leads (das pessoas realmente interessadas nas informações e em tudo o que você produzir) é essencial nessa etapa, um exemplo é captar as informações principais dos seus compradores na hora da venda do ingresso como Nome e Email, assim você já começa a ter uma base de dados para se comunicar e entender seu público, plataformas como a Eventou pode te auxiliar nesse processo.

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2. Saiba que mensagem enviar

Com uma lista qualificada do seu público, é hora de pensar em qual mensagem você deseja transmitir. Os conteúdos devem ser relevantes.

Caso sejam muitas informações, jamais esqueça de dividi-las em vários emails, e ir construindo uma relação com seu público conforme forem recebendo seus emails.

Sem a mensagem correta, com o conteúdo correto você não conseguirá atingir seus objetivos, pois a probabilidade do email nem ser aberto, é alta.

Invista em um assuntos que sejam claros, simples e criativos, para garantir a abertura dos emails, uma dica é utilizar alguns gatilhos mentais.

3. Tenha um cronograma     

Você não pode enviar vários emails de uma vez!

Tenha um cronograma para os envios, pois os emails enviados de uma vez saturam as pessoas.

Isso não significa que você deva mandar somente um email, planeje no cronograma o envio de vários emails, com informações diferentes e que estejam alinhadas ao seu objetivo.

Você precisa se manter em constante contato, para que não fiquem muito tempo sem receber notícias, o ideal é manter uma cadencia de envio de pelo menos um email por semana.

4. Não exagere!

O que vale é a qualidade e não a quantidade se aplica muito bem ao email marketing. Envie emails sempre, mas não exagere!

A qualidade se aplica a toda a estrutura. Não adianta mandar um conteúdo grande, muitas frases, imagens, cores e informações, pode ser exaustivo.

Crie conteúdos de bastante relevância, com qualidade e adequado ao público, invista em bons títulos, frases curtas, layouts criativos e de acordo com o evento e sua marca.

Evite imagens muito pesadas que deixam o carregamento mais difícil. 

Não esqueça de fortalecer sua marca e sua identidade, ao invés de exagerar no envio de mensagens muito similares! Diversifique!        

5. Seja acessível e claro

Ser acessível e o mais pessoal possível também é importante, as pessoas gostam de comunicar com outras pessoas e não sentir que estão recebendo mensagens automáticas, através de máquinas e robôs.

Deixe bem clara a chamada para ação (CTA, em inglês Call to Action), sejam botões de “saiba mais”, “cadastre-se”, ou para a compra de ingressos, direcionamento para seu site e redes sociais.

6. Teste seu email marketing

Com o email marketing pronto para ser enviado você deve testá-lo. Envie o email para sua caixa e veja o resultado antes de mandar para seu público.

Caso você encontre um erro ou não goste do resultado final, você ainda pode modificá-lo.

7. Monitore e analise as métricas

Após o envio do email marketing, você deve estar atento aos dados que irá obter. Monitorar e analisar os resultados para  então, conseguir mensurar o que deu certo ou não.

As informações que você precisa estar atento são relacionadas as taxas de abertura dos emails, as taxas de cliques (que correspondem principalmente ao CTA, já mencionado) e também as taxas que correspondem aos leads que se descadastrarem da sua lista para não receber mais seus emails.

Esses são apenas alguns indicadores que você deve monitorar e analisar conforme for desenvolvendo suas estratégias de email marketing.

Trabalhar com email marketing é simples e eficaz, mas é preciso muito planejamento e auxílio para a criação e desenvolvimento das estratégias.

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