como montar uma palestra

O que você precisa saber para montar uma palestra

Uma palestra é um evento com um caráter mais corporativo ou acadêmico, ideal quando se quer passar uma mensagem, orientar, ensinar o público a respeito de determinados assuntos. A melhor maneira de atrair o público é planejar muito, portanto, caso não saiba como montar um palestra, fique até o final deste artigo que vamos dar dicas valiosas para você. 

Como montar uma palestra atrativa?

O primeiro passo é definir o tema da palestra e o objetivo do evento. A partir será possível escolher um ou palestrantes para a ocasião e direcionar a mensagem ao público-alvo. Por exemplo, ações do Outubro Rosa,são direcionados à mulheres para a prevenção do câncer de mama. Em seguida, vem o Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a diagnóstico precoce do de câncer de próstata. Entre outros exemplos. 

Qual o palestrante ideal para um evento? 

Escolha um especialista, aquele que sabe muito sobre um determinado assunto. Além deste critério, é preciso saber se o profissional está habituado a palestrar. Para escolher a pessoa ideal para o evento é importante que o público-alvo conheça ou tenha ouvido falar do palestrante. Pode ser alguém consagrado na área, seja na região, no país ou até no exterior.

Saiba como atrair o seu público 

Tenha em mente tudo que já definiu e pense quem é o seu público alvo. Qual o gênero, idade ou ambientes que frequentam? Uma boa estratégia de divulgação será assertiva para sua palestra. Caso necessário, procure parcerias, espalhe cartazes, panfletos (com desconto na inscrição, quem sabe) distribuídos nas redondezas da instituição. 

Use as redes para alcançar pessoas de outros locais, se este for seu objetivo. E facilite a compra e venda de ingressos por meio de um hotsite exclusivo, que você montar rapidamente em nossa plataforma.

Organização da estrutura  

Uma palestra requer aparatos que irão auxiliar na comunicação entre especialista e plateia. Por isso, é necessário providenciar, primeiramente, um espaço adequado para acomodar a todos, equipamentos tecnológicos como notebook, microfone, caixas de som, projetores, telões e afins. Itens básicos e essenciais para que o evento seja funcional e não decepcione o público. 

E então, ainda com dúvidas sobre como montar uma palestra? Comente aqui em baixo e aproveite para se aprofundar ainda mais em nossas dicas e alavancar a sua carreira como profissional de eventos. Te espero na próxima!