otimizando o instagram

Otimizando o Instagram da sua produtora

Se você produz eventos e utiliza o Instagram como ferramenta de divulgação e vendas, você está no caminho certo! 

Mas não é somente ter uma conta no Instagram que vai garantir o sucesso da sua produtora, algumas atitudes são fundamentais para fazer bom uso dessa rede social!

Por que é importante otimizar os recursos do Instagram?   

Atualmente o Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido, e as empresas com maior sucesso no mercado utilizam essa plataforma como grande aliada.

No entanto, a maioria das empresas (de diversos segmentos), têm se preocupado apenas em atingir um número relevante de seguidores, deixando de lado atitudes fundamentais para garantir que os perfis realmente tragam resultados.

Algumas ações são necessárias para otimizar um perfil no Instagram, pois apesar de ser uma rede social simples e com ferramentas acessíveis, alguns recursos só trazem benefícios se utilizados de forma correta.

Por isso você deve aproveitar o Instagram da melhor maneira possível, através de algumas atitudes que otimizem o perfil da sua produtora!

Pensando nisso, reunimos algumas dicas nesse artigo para fazer o Instagram da sua produtora bombar.

1. Defina a categoria do seu perfil

Para que sua produtora esteja bem posicionada nas buscas realizadas pelos usuários, é fundamental que ela esteja na categoria correta.

Escolha a categoria de negócios da sua conta de acordo com seu segmento. Já falamos em outro artigo que é importante ter um perfil comercial, então ele deve estar categorizado de acordo com o que sua empresa faz.

Passo a passo comercial
Passo a passo comercial

Se sua produtora é responsável por eventos empresariais, educativos, palestras, você deve estar incluído em categorias relacionadas a eventos corporativos e não a segmentos de festas e shows, por exemplo.

2. Complete seu perfil

Quando um seguidor vai atrás de você nas redes sociais ele quer obter o máximo de informações sobre a sua empresa. Por isso complete todos os campos do seu perfil.

Número de telefone, endereço, URL do seu site, e-mail  e todas as informações que forem relevantes.

Nessa etapa, é importante também escolher uma boa descrição da biografia.

Apesar de ter um número de caracteres reduzido, use esse pequeno espaço deve ser utilizado para ser objetivo e sincero na descrição do que sua empresa é e o que ela faz. Tente falar de uma maneira reduzida o que é sua produtora ou evento, uma técnica bastante utilizada é tentar descrever seu negocio em um Tweet que contem 280 caracteres.


Descricao de informaçoes
Descricao de informaçoes

Um perfil completo deve ter todas as informações necessárias para que qualquer pessoa que acessá-lo consiga ter uma boa impressão e conhecer um pouco sobre sua produtora.

Outra dica importante é utilizar o lnk.bio ou o linktr.ee, assim você consegue colocar diversos links dentro da sua bio, você cria uma conta em alguma dessas plataformas e adiciona diversos links, conseguindo assim colocar por exemplo o link do seu aftermovie, comprar ingresso, seu site e contato.

3.  Use palavras-chave e hashtags

Quando as pessoas buscam perfis no Instagram, essa busca geralmente é feita através de palavras-chave.

Por isso uma ótima dica é usar palavras-chave de acordo com o seu nicho e relacioná-las ao nome da sua produtora ou aos eventos que você produz.

Mesmo que o nome exato do seu perfil não tenha uma palavra-chave, você pode incluir na descrição, nas postagens, e fazer com que as pessoas encontrem seu perfil através dela.

Escolha uma hashtag para chamar de sua, e use termos que sejam do seu ramo e/ou interesse.

Utilize as hashtags em todas as fotos que você postar, pois além de tornarem parte da sua identidade, também possibilitam que o usuário encontre mais rapidamente os conteúdos relacionados a você e ao seu ramo.

Jamais deixe de usá-las, pois elas permitem que sua empresa seja descoberta e encontrada no meio das inúmeras redes sociais.

4. Poste imagens originais e conteúdos exclusivos

Apesar de existirem vários bancos de imagens, que gratuitas e que não geram problemas ao serem utilizadas, elas são facilmente descobertas e utilizadas por muitos perfis.

Por isso, postar imagens originais, artes exclusivas com as cores da sua marca, logo e identidade visual, fazem com que seu perfil tenha maior credibilidade além de reforçar sua imagem.

As postagens são maneiras de mostrar que seu perfil é autêntico e que possui conteúdo original. Fazer uso de Imagens muito utilizadas e batidas, não chama a atenção, pode ser visto como plágio e não é uma boa escolha.

Utilize imagens diferentes e criativas, produza conteúdo exclusivo, dê dicas, informações relevantes, poste conteúdo interessante, frases inspiradoras (que estejam relacionadas ao seu público e área) e também faça uso de imagens e conteúdos vindos dos ‘’bastidores’’.

O público gosta de conhecer a empresa e o que ela produz, os funcionários, os eventos e como maior parte do trabalho é realizado.

Além de gerar conteúdo original esse recurso tem feito cada vez mais sucesso nos perfis comerciais!

Se você não tem uma agência e precisa gerar suas imagens você mesmo recomendamos utilizar o Canva.com, uma plataforma simples e pratica com diversos templates bonitos prontos para você utilizar e criar imagens para postar em seu feed.

canva.com
Página de criação do Canva.com

5. Converse com seus seguidores

As pessoas gostam de ser escutadas. Mas quando o assunto envolve as redes sociais e a internet, elas gostam de ser respondidas.

Conversar e interagir com o seu público é uma excelente maneira de estreitar os laços e manter seus seguidores fiéis e engajados.

Além disso, quando há o diálogo entre empresa e público, isso faz com que as pessoas entendam que existe respeito e consideração por parte da empresa com relação aos seus seguidores e demais usuários.

É uma forma de conhecer seu público-alvo, receber feedbacks e obter mais engajamento por parte deles, que ao serem respondidos, vão estar mais presente, curtindo e compartilhando suas postagens e mencionando sua empresa sempre de forma positiva.

E não esqueça de interagir e seguir seus concorrentes!

É uma boa maneira de saber como os outros perfis do seu segmento estão se comportando e analisar de que forma você pode melhorar e se destacar!

Busque sempre conteúdos e dicas de quem entende no negócio e não tenha receio de buscar ajuda! Existem inúmeras empresas especializadas em otimização e gerenciamento de redes sociais!

Nós da eventou estamos aqui para ajudar sua produtora a desenvolver ótimas estratégias para obter sucesso! Continue acompanhando nossos conteúdos e investindo na sua empresa!