Pesquisa de satisfação: como aplicar no seu evento

A pesquisa de satisfação é uma ótima prática para medir os seus resultados. Afinal, com ela você consegue entender o seu público e saber se ele ficou satisfeito ou não. Identificar pontos fortes e fracos é uma das melhores formas de encontrar meios para continuar acertando na sua organização.

Existem alguns métodos e ferramentas gratuitas que podem te ajudar no processo geral. Durante esse texto, nós da Eventou aprofundaremos um pouco mais o assunto. Para te ajudar a aplicar a sua pesquisa de satisfação em seu evento da forma correta.

O que devo levar em conta na hora de elaborar um formulário?

O primeiro passo é explicar para que ele serve. Entregar valor faz com que os participantes entendam que a opinião deles é realmente importante. Dessa forma constroi melhores experiências no futuro.

Exagerar nas perguntas também não é algo aconselhável. Pior do que ouvir um não, é ver uma desistência acontecendo enquanto as perguntas ainda não acabaram. Por isso, seja assertivo e busque enxugar todo o formulário o máximo possível.

Não deixe que o seu formulário vire uma bagunça. Separe-o em seções para que o aplicador e entrevistados não se percam no decorrer da conversa.

Pergunta aberta, escala, única e múltipla

Variar o tipo de pergunta durante a aplicação da pesquisa é um ótimo jeito para deixar a entrevista mais dinâmica e menos entediante. 

Respostas abertas

Elas permitem que você tenha resultados qualitativos, ou seja, possibilita detalhes sobre as informações obtidas.

Respostas fechadas

É quando não abre espaço para o entrevistado. Basicamente, ele pode se resumir a um “sim” ou “não”, mas também possibilita que o mesmo escolha mais de uma opção. Essa opção é indicada quando buscamos um resultado quantitativo.

Como fazer uma pesquisa de satisfação

Existem diversas forma de se fazer uma pesquisa de satisfação. Além dos formulários impressos, os organizadores também podem optar por questionários online e, até mesmo, enquetes em redes sociais. Contudo, o critério para escolher entre uma delas fica sempre sob a responsabilidade do organizador.

Graças à tecnologia, existem plataformas que ajudam organizadores em diversas questões, inclusive, a realizar pesquisas de satisfação online. Além das gratuitas, como o Google e Facebook, apelar para um serviço pago pode ser uma excelente forma de economizar o seu tempo.

Posso aplicar uma pesquisa durante o evento?

A aplicação de pesquisa ao longo de um evento deve ser bem pensada. É preciso saber avaliar se essa atividade será incômoda para os participantes. Para não errar, é necessário avaliar o contexto com muita cautela.

Caso o seu evento permita esse tipo de abordagem, crie um intervalo e disponibilize alguns mimos como bebidas e petiscos.

Isso vai fazer com que os participantes fiquem mais receptivos com a aproximação da sua equipe, tornando a experiência menos incômoda e mais descontraída.

Ferramentas para aplicar pesquisa

É por meio das ferramentas que você vai obter as informações necessárias, por isso, é importante analisar o contexto mais uma vez. Apesar de existir alguns pesquisadores que preferem os formulários impressos, existem outras alternativas que são tão boas quanto os métodos tradicionais. 

Para não restar mais dúvidas, vamos falar sobre os principais, para você avaliar qual se adequa melhor ao seu evento.

Formulário impresso

Este é o método mais tradicional de todos, entretanto, exige que seja feito no momento certo, ou seja, durante ou após o evento. A probabilidade de você juntar todos os participantes novamente para aplicá-lo é praticamente impossível. Por isso, é necessário que a aplicação dele seja durante o evento ou no final dele.

Nós já falamos sobre esse tipo de prática e, por isso, vale lembrar que nem todo evento é indicadopara o formulário impresso. Por outro lado, não podemos esquecer que o participante pode ter ideias mais claras no término da experiência, o que provavelmente pode aumentar a qualidade das perguntas, sobretudo, das abertas.

Avalie a situação e tenha certeza absoluta de que isso não será uma experiência incômoda. 

Redes sociais

Nós também já falamos um pouco sobre o poder das redes sociais, como usar as mídias para divulgação do seu evento. Criando uma hashtag, você fica de olho no comportamento do público em tempo real. As que são mais conhecidas pelo público costumam ser as melhores para esse tipo de trabalho, por isso, opte pelo Instagram, Twitter ou Facebook.

Aqui você pode aproveitar das estratégias de marketing. Dependendo do contexto, os participantes podem adorar esse tipo de interação. Enfim, o importante é ficar atento para não deixar nenhuma boa oportunidade seja deixada de lado.

E-mail marketing

Apesar de parecer uma excelente ideia, essa é outra plataforma que deve ser avaliada. Para fazer com que os destinatários leiam e respondam o questionário, é necessário ter uma estratégia persuasiva para convencê-los disso.

Aqui é outro lugar que o marketing pode se encaixar. Uma saída é enviar materiais ou fotos que entreguem algum valor. Para esse tipo de pesquisa, você pode optar pelo Google Forms. Você também pode pesquisar outras opções e avaliar qual delas é a ideal.

Plataformas de eventos

As plataformas de eventos foi outra ferramenta que já foi abordada no texto. Apesar da maioria oferecer serviços pagos, buscar essa alternativa pode ser uma boa solução, afinal, experiência sempre faz diferença em qualquer meio profissional.

Caso a cerimônia seja uma palestra ou algo do tipo, uma boa tática é fazer com que a pesquisa seja uma condição para os participantes obterem o certificado. 

Existe alguma métrica para mensurar o sucesso do meu evento?

Apesar de ser diferente das pesquisas de satisfação, as métricas são importante para ficar por dentro do resultado do seu evento.

Apesar de serem vistas como um assunto complicado, é possível acertar de primeira ao seguir o método certo para trazer resultados mais reais. 

Para que você não fique perdido nesse assunto, nós separamos um conteúdo interessante sobre os indicadores essenciais na hora de medir o sucesso do seu evento. 

Para ficar por dentro de todos os detalhes dos indicadores de desempenho, é só clicar aqui e ler o nosso conteúdo até o fim.

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