A importância de vender online

Por que vender ingressos online é tão importante para um evento universitário?

O idealizador de um evento tem muitos pontos para se preocupar para que tudo seja um sucesso. Até a venda de ingressos é um tópico que merece atenção, pois tem a ver com a experiência dos participantes, o que impactará diretamente no resultado final do seu evento. Por isso, neste artigo, vamos falar mais sobre esta etapa fundamental do seu evento universitário.

O público universitário

A idade mínima para entrar em uma universidade é, geralmente, entre 17 e 18 anos – quando o futuro universitário já se formou no ensino médio. Existem alguns casos mais raros, considerados inclusive como exceções, de jovens prodígios que ingressam no ensino superior mais novos que a idade citada aqui.

Podemos dizer que a geração Y (millennials) e a Z são a maioria cursando o ensino superior, mas há gerações anteriores a essas como alunos também, representando uma minoria.

A partir desse contexto fica mais fácil entender a importância de vender ingressos online em um evento universitário. São gerações totalmente ligadas e adeptas da tecnologia, do imediatismo e da praticidade. Além disso, ainda tem a rotina moderna disputando o tempo e a atenção dessas pessoas, competindo com diversas outras coisas que precisam ser administradas no dia a dia.

Por que vender ingressos online para este público?

Como dito anteriormente, foi colocado em contexto o público universitário e suas respectivas gerações. Mas qual a relação desses fatos com a venda de ingressos online?

Bem, é simples: estamos falando de um público de gerações que preza por processos que façam otimizar o pouco tempo da vida agitada e rotina corrida. Então pense comigo: será que esses estudantes se deslocariam até um ponto de venda, mesmo que dentro da universidade?

Pode-se obter a resposta desta pergunta a partir desse cenário: qual foi a última vez que você ou alguém que você conhece foi comprar um ingresso físico para um show, uma peça ou algum evento em um ponto de venda? O que ainda é comum hoje é a compra do ingresso do cinema na bilheteria. Mas, mesmo assim, muitos optam por comprar antes pela internet para evitar filas e garantir logo o lugar na sessão.

Mas afinal… Quais são vantagens?

Agora vamos falar sobre as vantagens para a equipe ou organizador do evento.

Primeiramente, assim como é vantajoso para o público não precisar se deslocar até o ponto de venda, o benefício para a organização do evento é de não precisar ter uma pessoa lá para cuidar da venda dos ingressos. Ainda podemos ir um pouco além e pensar no dinheiro a ser administrado pela equipe, no risco de perda da quantia e demais problemas relacionados à questão financeira.

Agora pense no caso da venda online: não é preciso que, para a venda ocorrer, haja uma pessoa disponível. E, sobre o dinheiro, as transações estarão ocorrendo através de uma plataforma online, o que facilita muito o gerenciamento financeiro das vendas.

Enquanto isso, os membros da equipe que estariam sendo utilizados para vender ingressos no ponto de venda físico, podem ser aproveitados de outra forma durante a realização do evento e garantir um melhor resultado.

A praticidade de efetuar uma compra online já foi mencionada e destrinchada anteriormente, por isso não vamos falar mais uma vez sobre, mas é importante citar novamente como vantagem.

Falando em compra online, outra praticidade que esse tipo de compra (e venda) oferece é ter os dados de todas as vendas reunidos em uma plataforma digital. Com isso, contabilizar o número total de ingressos vendidos ou consultar outras informações se torna menos trabalhoso do que quando a venda é física e é tudo registrado em papéis. Além, claro, do risco de perder essas informações. O que fica mais difícil de acontecer digitalmente.

Viu como vender ingressos online é tão importante para um evento universitário? Agora que você já sabe as vantagens e aprendeu com as nossas dicas, não deixe de aderir para o próximo evento da sua universidade.

Para isso, você pode contar com a Eventou, plataforma de eventos pensada para facilitar, tanto a experiência de quem organiza o evento, quanto a do público dele. Conheça mais e experimente uma nova forma de gerir seus eventos!

Fale com um especialista